Galeria e mídia - ArcelorMittal Tubarão

Notícias

21/03/2018 - Gestão hídrica da ArcelorMittal Tubarão é case de sucesso
durante Fórum Mundial da Água


A gestão hídrica da ArcelorMittal Tubarão, com uso eficiente da água, está incluída entre os cases de sucesso de uma publicação que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) acaba de apresentar, em Brasília.

O lançamento ocorreu durante o 8º Fórum Mundial da Água, que acontece até 23 de março. Produzido em parceria entre a CNI e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o “Água e Indústria” traz experiências empresariais bem-sucedidas no uso eficiente desse recurso pelo setor industrial, segmento que participa com 21% do Produto Interno Bruto (PIB) e consume 10% da água captada no país.

Foco de atenção recorrente da empresa desde que iniciou suas operações, a gestão hídrica da ArcelorMittal Tubarão inclui um sistema que garante que 96% de toda a água utilizada venham do mar. Os outros 4% da água são provenientes de água doce fornecidas pela Cesan (sendo a água tratada dentro da usina), que hoje tem taxa de recirculação de mais de 97%. A empresa também tem adotado uma série de ações voltadas à otimização dos seus processos, como a eliminação de perdas e o aumento dos reusos, e criou, há quatro anos, o Plano Diretor de Águas (PDA), que tem como objetivo antecipar ações para garantir a estabilidade da produção, diante de cenários futuros de indisponibilidade de água.

Graças a iniciativas como essas, a ArcelorMittal Tubarão reduziu, desde 2015, em 49% o consumo de água fornecido pelo sistema público. E a meta é diminuir ainda mais esse volume, ao mesmo tempo em que contribui para a construção de soluções, junto com a sociedade.


Você sabia?

  • Conforto no banco do carro - ArcelorMittal Tubarão

    Conforto no banco do carro

    Sob as almofadas de um banco de carro confortável, está uma estrutura complexa de aço e há uma boa chance de que ela seja produzida pela ArcelorMittal.

    Nosso aço também é utilizado, por exemplo, na alça que ajusta o banco, na trava que o impede de deslizar e nos trilhos onde o assento está montado.