HomePrograma Evoluir
Opções
  • Imprimir

    Imprimir
  • Favoritar

    Favoritar
  • Compartilhar

    Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter
Programa Evoluir

Programa Evoluir

Uma evolução que requer esforço individual e coletivo

Criado pela ArcelorMittal Tubarão para garantir o cumprimento do Termo de Compromisso Ambiental (TCA) firmado com o Governo do Espírito Santo e o Ministério Público nas esferas Federal e Estadual em setembro de 2018, o Programa Evoluir é muito mais que um conjunto de metas e diretrizes. Ele requer o esforço e a dedicação de cada um para que a Empresa e todos que fazem parte dela possam de fato EVOLUIR nos aspectos relacionados à redução das emissões atmosféricas.

Cumprir as diretrizes e metas assumidas é condição imprescindível para assegurar a manutenção da licença de operação, garantindo a sustentabilidade e a perenidade do negócio, dos empregos gerados e dos resultados produzidos. E isso depende do comprometimento de todos: lideranças, empregados e parceiros.

NOVO OLHAR - Além dos investimentos em equipamentos e tecnologia, cabe ressaltar que boa parte do sucesso do cumprimento do TCA depende exclusivamente de alterações na rotina, ou seja, da nova maneira da empresa encarar suas atividades, tendo um novo olhar que leve em consideração a mudança do cenário atual, que é mais exigente, restritivo e sem tolerância.

Neste sentido, o programa EVOLUIR irá permear por toda a empresa os fundamentos de sustentabilidade que apoiarão todo o processo de evolução, incorporando esta filosofia às atitudes diárias de cada pessoa que, de alguma forma, contribui neste processo. “Um compromisso no horizonte de todos”, como é o slogan do programa, faz parte de um objetivo maior: transformar o amanhã.

FIQUE POR DENTRO DO EVOLUIR

  • Mais de R$ 1,1 bilhão em investimentos até 2023
  • 131 metas de redução de emissões atmosféricas
    • 58 metas de curto prazo (6 a 12 meses)
    • 22 metas de médio prazo (1 a 2 anos)
    • 51 metas de longo prazo (2 a 5 anos)
  • 114 diretrizes para cumprimento imediato
  • Mais de 248 planos a serem implementados (310 ações)

Estrutura de governança

Assegurar o cumprimento das metas assumidas é tão relevante que a empresa criou uma estrutura de governança para acompanhar a implementação das ações. Essa equipe contempla a criação de gerência de engenharia dedicada aos projetos de meio ambiente, definição de um gestor em cada departamento dedicado às ações do TCA e definição de um Coordenador Geral do Projeto (Project Management Office - PMO) responsável pela integração das áreas e acompanhamento/fiscalização da execução dos projetos e ações, e a contratação de empresa independente com experiência em gestão ambiental para suportar o programa. Para auxiliar na gestão do programa, foi desenvolvida uma metodologia de controle, onde cada ação, para evoluir até alcançar o estágio final “Nível 5” (Sustentação), passará por sucessivas verificações e validações da estrutura de governança.

Iniciativa-ação-direção-sentido

Evoluir significa “passar por processo gradual de evolução ou transformação” e o nome foi escolhido com o objetivo de mostrar que o Termo de Compromisso Ambiental (TCA) faz parte da gradual e constante evolução da empresa e da transformação da ArcelorMittal (Transformando o Amanhã). A logomarca, portanto, foi inspirada nos objetivos do TCA, que envolvem o cumprimento de metas e diretrizes estabelecidas, que requerem uma mudança imediata de modelo mental e o comprometimento de todos com ações no presente que garantam a perenidade, ou seja, o futuro. Foi daí que surgiu a ideia de usar um caractere da palavra Evoluir – a letra V (que é uma representação de seta voltada para baixo), girando e transformando esse elemento que ganha movimento, volume e tamanho, voltado para cima e para frente, dando a ideia de iniciativa (ação), direção e sentido.

Acompanhe nossa Evolução!

Você pode continuar acompanhando os desdobramentos do Programa Evoluir aqui mesmo no site tubarao.arcelormittal.com.

  • Clique aqui e conheça as ações estabelecidas.
  • Clique aqui e confira a apresentação da reunião de trabalho, realizada no dia 28 de fevereiro, ao Governo do Estado do Espírito Santo.