Quem somos - ArcelorMittal Tubarão

Mercados

A ArcelorMittal Tubarão produz aços planos de alta qualidade direcionados a indústrias de diversos setores, como automobilístico, eletrodomésticos, naval, tubos, construção civil e implementos agrícolas. A empresa é líder mundial de placas e comercializa bobinas laminadas a quente nos mercados internos e externos.

Entre os destaques da carteira de produtos da ArcelorMittal Tubarão figuram aços para segmentos que demandam características específicas, como:

  • Autopeças - A empresa desenvolve e produz aços utilizados em componentes estruturais de veículos como chassis, longarinas, rodas e travessas. Entre estes, está o aço IF (Intersticial Free), especialmente produzido para o seguimento de estampagem, e os aços multifásicos do tipo Dual Phase e Trip que são utilizados na fabricação de peças estruturais. Outro destaque é o Usibor®, aço desenvolvido pelo Grupo ArcelorMittal específico para componentes e peças de segurança. Os aços para esse segmento são de alta tecnologia e produzem veículos leves, resistentes, seguros e eficientes energeticamente.
  • Construção Civil - A ArcelorMittal Tubarão produz uma variedade de aços compatíveis com as normas nacionais e internacionais desse setor. Usado na construção de pontes, edifícios, galpões industriais, residências, obras de infraestrutura e outros tipos de edificações, o aço apresenta alta resistência mecânica e oferece vantagens em relação a outros materiais, como agilidade na montagem e reciclabilidade.
  • Naval - Este segmento demanda materiais de elevado valor agregado para atender às necessidades dos estaleiros na construção e no reparo de embarcações e plataformas. Essas estruturaras navais, submetidas a condições adversas, requerem aços com níveis elevados de resistência mecânica e controle rígido da sanidade interna.
  • Tubos de Pequenos a Grandes Diâmetros - Dentre os tipos de aço adequados para a produção de tubos para óleo e gás, destacam-se os da classe API, desenvolvidos para trabalharem em condições severas na exploração e transporte de fluidos, como petróleo, gás e seus derivados. A carteira da ArcelorMittal Tubarão conta ainda com aços de média e alta resistência para tubos direcionados a aplicações em indústrias, obras de saneamento e estruturas metálicas.
  • Relaminação - A ArcelorMittal Tubarão produz placas e bobinas laminadas a quente para atender as mais diversas necessidades de relaminação dos clientes, tanto para grandes linhas de laminação a quente e a frio de outras usinas siderúrgicas, quanto para linhas de relaminação a frio de menor porte. Para tanto, a ArcelorMittal Tubarão desenvolve projetos específicos a fim de atender os requisitos de processo do cliente.

Você sabia?

  • Liderança mundial - ArcelorMittal Tubarão

    Liderança mundial

    Presente em cerca de 60 países e contando com mais de 250 mil empregados, o Grupo ArcelorMittal é líder mundial na produção de aços planos e longos.

    Com uma gestão embasada em três pilares sustentabilidade, qualidade e liderança, o Grupo investe continuamente em novas tecnologias voltadas a aprimorar o processo produtivo e manter as unidades na vanguarda do setor de aço mundial.

  • Gente de todo lugar - ArcelorMittal Tubarão

    Gente de todo lugar

    Para construir e começar a operar a usina, Tubarão recebeu profissionais de outros estados e até de outros países, como Japão e Itália. Determinados a contribuir para a excelência da nova planta de aço, eles também construíram uma cultura organizacional singular voltada à qualidade com estabilidade, à disciplina com alegria e à responsabilidade com criatividade.

  • Localização adequada - ArcelorMittal Tubarão

    Localização adequada

    Além das vantagens logísticas, a localização da ArcelorMittal Tubarão permitiu que seu projeto incorporasse um moderno e eficiente sistema de utilização da água do mar para resfriamento dos equipamentos.

    A água do mar, depois de ser utilizada sem entrar em contato direto com os equipamentos, retorna ao mar com as mesmas características.

  • Usina integrada - ArcelorMittal Tubarão

    Usina integrada

    A ArcelorMittal Tubarão é uma usina de produção de aço integrada. Isso significa que a unidade realiza todas as etapas do processo: produção de coque, sínter e gusa, fabricação do aço líquido, lingotamento em placas e laminação.

    A usina também produz toda a energia que consome, por meio de termelétricas que utilizam os vapores e gases gerados no próprio processo produtivo.