Manutenção
A Manutenção da ArcelorMittal Tubarão tem como objetivo a estabilidade operacional da planta, fator que propicia benefícios não só na produção mas também em diferentes aspectos da sustentabilidade como segurança, meio ambiente e resultados financeiros.
O foco é a confiabilidade dos equipamentos por meio da atuação de equipes capacitadas e de uma metodologia voltada à prevenção que está sempre sendo aprimorada, incorporando novas tecnologias.
As equipes de manutenção trabalham integradas com as equipes de produção buscando alcançar a estabilidade operacional com segurança e eficiência.
Esta metodologia é amparada em quatro pilares:
- Inspeção dos equipamentos;
- Planejamento, programação e controle;
- Manutenção por conjunto;
- Execução das ações.
Você sabia?
-
Liderança mundial
Presente em cerca de 60 países e contando com mais de 250 mil empregados, o Grupo ArcelorMittal é líder mundial na produção de aços planos e longos.
Com uma gestão embasada em três pilares sustentabilidade, qualidade e liderança, o Grupo investe continuamente em novas tecnologias voltadas a aprimorar o processo produtivo e manter as unidades na vanguarda do setor de aço mundial.
-
Gente de todo lugar
Para construir e começar a operar a usina, Tubarão recebeu profissionais de outros estados e até de outros países, como Japão e Itália. Determinados a contribuir para a excelência da nova planta de aço, eles também construíram uma cultura organizacional singular voltada à qualidade com estabilidade, à disciplina com alegria e à responsabilidade com criatividade.
-
Localização adequada
Além das vantagens logísticas, a localização da ArcelorMittal Tubarão permitiu que seu projeto incorporasse um moderno e eficiente sistema de utilização da água do mar para resfriamento dos equipamentos.
A água do mar, depois de ser utilizada sem entrar em contato direto com os equipamentos, retorna ao mar com as mesmas características.
-
Usina integrada
A ArcelorMittal Tubarão é uma usina de produção de aço integrada. Isso significa que a unidade realiza todas as etapas do processo: produção de coque, sínter e gusa, fabricação do aço líquido, lingotamento em placas e laminação.
A usina também produz toda a energia que consome, por meio de termelétricas que utilizam os vapores e gases gerados no próprio processo produtivo.