Quem somos - ArcelorMittal Tubarão

Qualidade

A qualidade dos processos e dos produtos é um dos pilares da evolução da ArcelorMittal Tubarão desde a sua implantação. Ao iniciar sua operação, Tubarão foi a primeira usina de aço de grande porte no Brasil a contar com um sistema de padronização de todas as atividades.

O Sistema de Gestão da Qualidade, base dos bons resultados da empresa, foi certificado na norma ISO 9001 pela primeira vez em 1996 e na norma ISO/TS16949 em 2012. As certificações são, para a empresa, um atestado da eficácia e uma bússola que orienta a evolução da qualidade.

Além da certificação que abrange toda a planta industrial, a ArcelorMittal Tubarão possui 10 certificações de qualidade dos produtos para aplicação específica: naval e estrutural. Veja a lista completa na aba Certificações deste site.

Política da Qualidade

Política da Qualidade da ArcelorMittal Tubarão, ArcelorMittal Vega e unidades cujos produtos e serviços estiverem incluídos no escopo de certificação.

Desenvolver continuamente ações que contribuam à ampliação da liderança do grupo como fornecedor preferencial de semiacabados, laminados e galvanizados planos de aço, contribuindo para o aumento da competitividade de seus clientes, em harmonia com os interesses dos acionistas, clientes, empregados, fornecedores e comunidade.

Para tanto, foram estabelecidos os seguintes princípios básicos:

  • Atender aos requisitos dos clientes internos e externos;
  • Melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão garantindo a qualidade de produtos e serviços;
  • Garantir a estabilidade dos processos e a redução de variabilidade, e o estabelecimento, cumprimento e aprimoramento de padrões;
  • Assegurar a competência profissional dos empregados mediante treinamentos e avaliação de desempenho;
  • Assegurar a performance dos fornecedores de bens e serviços mediante a avaliação de desempenho;
  • Promover a sustentabilidade do negócio da empresa, desenvolvendo parcerias estratégicas para fornecimento de insumos, matérias-primas, utilidades e serviços, com performance garantida;
  • Promover constantemente ações que contribuam para a simplificação de atividades visando o aumento da produtividade.

Evolução do Sistema de Gestão da Qualidade

1983

Sistema de Padronização
- Técnicas de Controle da Produção (PCT = padrões)
- Sistema de Controle da Produção (CPCS)

1986

Sistema de Garantia da Qualidade
- Auditorias Internas
- Manual da Qualidade

1996

Certificação ISO 9001 – Placas (LRQA)

2000

Incorporação do Porto ao escopo do SGQ

2004

Incorporação do Processo de Produção de BQ a o escopo do SGQ.

2007

Incorporação do Processo de Bobinas Decapadas ao escopo do SGQ

2011

Recertificação com nova empresa certificadora (DQS)

2012

Certificação ISO/TS 16949

2015

Auditoria de Recertificação ISO/TS 16949 (15 a 26/06)

Controle de Qualidade dos Produtos

O controle de qualidade dos produtos ArcelorMittal Tubarão (placa e bobina) é garantido pelos sistemas de monitoramento do processo de produção e pelas inspeções de qualidade realizadas ao longo das várias fases da cadeia produtiva.

Sistemas de Monitoramento

Os sistemas de monitoramento são compostos por diversos equipamentos e softwares específicos que monitoram continuamente cada parte do processo produtivo. Como resultado, é possível conhecer todos os eventos que podem comprometer a qualidade final das placas e das bobinas, permitindo uma atuação preventiva e corretiva nos desvios detectados.

Inspeções de Qualidade

São realizadas análises químicas do aço em cada fase do processo de produção, visando garantir que a composição esteja em conformidade com as especificações dos clientes.

Na produção de placas, a inspeção inclui a retirada de amostras na saída do Lingotamento Contínuo para avaliação da qualidade interna e investigação da existência de trincas. O controle de qualidade do produto final é garantido pela inspeção de todas as placas em relação a: forma, dimensão, defeitos superficiais e qualidade interna, feito com ensaio de ultrassom.

No processo produtivo do LTQ as tiras são inspecionadas nas duas faces pelo sistema on-line (Parsytec). Existe também a inspeção off-line, logo na saída das bobinadeiras, onde parte do material é desbobinado e verificado in loco pelo inspetor que fornece um parecer à operação do laminador. Nas linhas de acabamento, as bobinas são divididas e inspecionadas em relação a: qualidade superficial, dimensão e forma. Nesta fase, são retiradas amostras do material, para envio ao Laboratório de Teste Mecânico que realiza ensaios para avaliar o atendimento às propriedades mecânicas especificadas de acordo com as exigências de aplicação de cada cliente, tendo como referência as normas vigentes.

Você sabia?

  • Liderança mundial - ArcelorMittal Tubarão

    Liderança mundial

    Presente em cerca de 60 países e contando com mais de 250 mil empregados, o Grupo ArcelorMittal é líder mundial na produção de aços planos e longos.

    Com uma gestão embasada em três pilares sustentabilidade, qualidade e liderança , o Grupo investe continuamente em novas tecnologias voltadas a aprimorar o processo produtivo e manter as unidades na vanguarda do setor de aço mundial.

  • Gente de todo lugar - ArcelorMittal Tubarão

    Gente de todo lugar

    Para construir e começar a operar a usina, Tubarão recebeu profissionais de outros estados e até de outros países, como Japão e Itália. Determinados a contribuir para a excelência da nova planta de aço, eles também construíram uma cultura organizacional singular voltada à qualidade com estabilidade, à disciplina com alegria e à responsabilidade com criatividade.

  • Localização adequada - ArcelorMittal Tubarão

    Localização adequada

    Além das vantagens logísticas, a localização da ArcelorMittal Tubarão permitiu que seu projeto incorporasse um moderno e eficiente sistema de utilização da água do mar para resfriamento dos equipamentos.

    A água do mar, depois de ser utilizada sem entrar em contato direto com os equipamentos, retorna ao mar com as mesmas características.

  • Usina integrada - ArcelorMittal Tubarão

    Usina integrada

    A ArcelorMittal Tubarão é uma usina de produção de aço integrada. Isso significa que a unidade realiza todas as etapas do processo: produção de coque, sínter e gusa, fabricação do aço líquido, lingotamento em placas e laminação.

    A usina também produz toda a energia que consome, por meio de termelétricas que utilizam os vapores e gases gerados no próprio processo produtivo.