• Falta de água.

    Nós iremos sentir na pele.

    Faça sua parte no trabalho, em
    casa e na sua comunidade.

    Participe dessa rede e vamos juntos
    virar esse jogo!

Água: economizar para não faltar!

  • O Espírito Santo vive a pior estiagem dos últimos 80 anos. Atualmente, 20 municípios estão em situação “extremamente crítica” por causa da falta de água, segundo a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).

    Por causa deste cenário, um racionamento foi iniciado na Grande Vitória. Foram incluídos 431 bairros, divididos em sete grupos, em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, além do bairro Praia Grande, em Fundão. A cada dia da semana um grupo de pelo menos 33 bairros tem o fornecimento de água suspenso por 24 horas.

    Em Tubarão, as gestões energética e hídrica sempre foram prioridades ao longo de sua história. Desde a sua concepção, a empresa investe continuamente na gestão destes recursos, implantando, de forma pioneira, diferentes tecnologias e práticas. Com o decorrer dos anos, essas ações tornaram-se mais eficientes e modernas.

  • Na empresa, hoje, apenas 4,5% do total de água utilizada são captados do sistema de abastecimento público. A Cesan fornece esse volume em estado bruto e a água é tratada dentro da Usina, para uso humano, industrial e controles ambientais. Desse total, mais de 97% são recirculados internamente.

    Os 95,5% restantes do volume de água utilizada na usina são provenientes do mar, sendo utilizados somente para refrigeração dos equipamentos. Após circular internamente, esta água volta ao mar mantendo sua qualidade e propriedades.

    A ArcelorMittal Tubarão é hoje uma das produtoras de aço com melhor eficiência em gestão hídrica e energética.

Sustentabilidade do negócio

Em janeiro de 2015, a ArcelorMittal Tubarão passou pela primeira redução de volume de água por racionamento, com isso, a empresa colocou em prática o Plano Diretor de Águas, com o objetivo de intensificar a gestão racional do uso e reuso da água doce internamente. Naquele ano, a redução de consumo foi de 39%.

Com as iniciativas do plano e o engajamento de toda a empresa nosso consumo reduziu abaixo do limite racionado. Já em 2016, com o recente corte de abastecimento da Cesan, que equivale a um dia por semana, acumulamos 49% de redução em relação ao volume de água contratado do sistema de abastecimento público. Entre as ações do plano estão:

  • Modernização da Estação de Tratamento de Água para Reuso, visando recuperar até 400 m³/h de água para fins industriais, a partir de efluentes internos. Este é o maior investimento privado de reuso do Espírito Santo, totalizando R$ 23 milhões, somente nessa etapa;
  • Limpeza e umectação das vias com água de reuso e melaço de soja e cana, reduzindo o uso da água;
  • Aspersão das pilhas de matérias-primas por meio de água de reuso e aplicação de polímeros, reduzindo o consumo de água nesses processos;
  • Cerca de 197 ideias geradas internamente, sugeridas pelos empregados, voltadas à otimização dos processos, como a eliminação de perdas e aumento dos reusos internos;
  • Estudos de projetos na área de dessalinização e outros junto à Cesan, objetivando viabilizar, por exemplo, o reuso do Efluente da Estação de Tratamento de Esgoto de Camburi nos processos industriais.

A empresa tem se esforçado ao máximo para atender as contínuas demandas de redução de consumo, controladas pela Cesan, sem que isso afete a sua produção. A meta é reduzir o consumo mantendo todos os equipamentos em pleno funcionamento, garantindo assim a sustentabilidade da empresa e de seus empregados.

Dicas para economizar água

  • Tome banhos curtos
    Tome banhos curtos.
  • Não use água corrente para descongelar alimentos
    Não use água corrente para descongelar alimentos. O ideal é descongelar gradualmente
    na geladeira.
  • Regue as plantas com regador de bico de chuveiro e com água coletada da chuva
    Regue as plantas com regador de bico de chuveiro e com água coletada da chuva.
  • Água do ar-condicionado
    A água que pinga do ar-condicionado quando ele está em funcionamento também pode render bons
    litros de água.
  • Não lave o carro em períodos de estiagem
    Não lave o carro em períodos
    de estiagem.
  • Não lave calçadas no período de seca
    Não lave calçadas no período de seca. Se for lavar, utilize um balde.
  • Feche a torneira ao escovar os dentes, lavar o rosto ou fazer a barba
    Feche a torneira ao escovar os dentes, lavar o rosto ou fazer a barba.
  • Feche a torneira enquanto lava a louça
    Feche a torneira enquanto
    lava a louça.
  • Feche torneiras e certifique-se de que elas não permaneçam pingando
    Feche torneiras e certifique-se de que elas não permaneçam pingando. Corrija os vazamentos.
  • Escolha vasos sanitários com caixa acoplada
    Escolha vasos sanitários com caixa acoplada, que gastam cerca de seis litros por descarga, enquanto os equipamentos com válvulas de parede liberam até 20 litros.

Fonte: CESAN