Galeria e mídia - ArcelorMittal Tubarão

Notícias

13/12/2016 - ArcelorMittal Tubarão implantará tecnologia de controle ambiental inédita no país


Uma das mais avançadas tecnologias existentes hoje no mundo na área de controle ambiental está prestes a ser instalada na ArcelorMittal Tubarão. O equipamento, denominado Gas Cleaning Bag Filter, será implantado no processo de sinterização da empresa.

Considerada pela Comunidade Europeia como a melhor solução disponível na atualidade para redução de emissões de material particulado em processos de sinterização, o Gas Cleaning Bag Filter representa um investimento de 101 milhões de reais. Sua instalação faz parte de um robusto plano de investimentos da ordem de 400 milhões de reais que a empresa está executando desde 2014 e que visa aprimorar seu sistema de controle ambiental.

O novo equipamento consiste em um sistema de filtros de mangas (equipamentos de controle ambiental que promove a limpeza do gás por meio da retenção física das partículas). Com cerca de 1.500 toneladas e ocupando uma área de 4.500 metros quadrados, ele será adicionado aos precipitadores eletrostáticos já existentes na unidade para potencializar ainda mais a filtragem do material particulado contido nos gases do processo de Sinterização.

A meta é que ele reduza até 90% das emissões de material particulado total da chaminé da Sinterização e solucione o problema da visibilidade da pluma gerada naquela área. A definição pelo local se deu por ser exatamente ali que o minério passa pelo processo de deixar de ser pó para transformar-se em materiais sólidos. "Essa é principal fonte de emissões de poluentes da empresa", explicou o Gerente de Meio Ambiente, João Bosco da Silva, acrescentando que a inovação também poderá ajudar a reduzir ainda mais a emissão de dióxido de enxofre, que atualmente já atende aos limites estabelecidos pelo órgão licenciador.

A implantação, já aprovada pelo Iema, deverá ser feita até janeiro de 2018 e pretende reduzir em até 18% as emissões da companhia como um todo. O investimento reafirma o foco da empresa, que tem sido reduzir a emissão de partículas pequenas - que podem ser inaladas -, e fará da ArcelorMittal Tubarão pioneira no Brasil a contar com uma sinterização dotada deste moderno equipamento.

O grande diferencial do Gas Cleaning Bag Filter na unidade de Sinterização está no seu desempenho. Todas as plantas industriais do país utilizam precipitadores eletrostáticos para fazer o controle ambiental, como Tubarão. Entretanto, conjugado com o Filtro de Mangas, haverá uma redução significativa na visibilidade da pluma da Chaminé da Sinterização, além de uma redução expressiva na redução do Material Particulado Total da Usina, da ordem de 17%.

Após instalado, o monitoramento de resultados do Gas Cleaning Bag Filter será contínuo.


Você sabia?

  • Conforto no banco do carro - ArcelorMittal Tubarão

    Conforto no banco do carro

    Sob as almofadas de um banco de carro confortável, está uma estrutura complexa de aço e há uma boa chance de que ela seja produzida pela ArcelorMittal.

    Nosso aço também é utilizado, por exemplo, na alça que ajusta o banco, na trava que o impede de deslizar e nos trilhos onde o assento está montado.