Recursos Humanos - ArcelorMittal Tubarão

Apresentação

A ArcelorMittal Tubarão considera cada empregado o principal elemento na consecução de sua finalidade e missão empresarial. Uma de suas diretrizes básicas é a valorização do homem, assegurando a produtividade em níveis crescentes, mantendo um ambiente de trabalho que valorize a competência e estimule o auto-desenvolvimento, atendendo os anseios do empregado quanto a satisfação pessoal, crescimento profissional, segurança e a preservação da saúde em ambiente de trabalho.

A satisfação dos empregados, o desenvolvimento profissional e pessoal, a prevenção da saúde e segurança - não apenas dentro da Empresa, mas estendida à vida cotidiana e à família - são parte integrante e indissociável dos objetivos estratégicos da ArcelorMittal Tubarão.

A Gestão de Recursos está fortemente focada no suporte à estratégia do negócio com políticas de vanguarda e alinhadas com as melhores práticas do mercado de forma que a empresa possa ser reconhecida como empregadora de referência pela competência e liderança das pessoas.

A estratégia de Recursos Humanos está traduzida, na Perspectiva de Aprendizagem e Crescimento do Mapa Estratégico do negócio Aços Planos América do Sul (FCSA), gerenciado com a utilização da metodologia do Balanced Scorecard, e cujos objetivos estratégicos, classificados entre os TOP 10 como TOP 1 e 6, respectivamente são os seguintes:

TOP 1: Garantir a excelência da Saúde, Segurança e Liderança das pessoas, incluindo próprios e terceiros - cujas principais metas são:

  • 1.1) Manter elevados padrões de saúde, segurança e qualidade para os empregados próprios e de terceiros;
  • 1.2) Garantir a identificação, avaliação e eliminação de riscos de saúde e segurança operacional. Atingir "zero de acidentes" para os empregados próprios e de terceiros;
  • 1.3) Otimizar os sistemas de segurança (anomalia, inspeção, etc) como fonte de informações gerenciais;
  • 1.4) Ser um empregador de referencia no mercado, como reconhecimento pela qualidade de sua liderança;
  • 1.5) Garantir liderança das pessoas e engajamento;
  • 1.6) Garantir plano de sucessão para todos os níveis Gerenciais;
  • 1.7) Fortalecer a retenção e acelerar o desenvolvimento das pessoas-chave para garantir a excelência na liderança gerencial.

TOP 6: Atrair, reter e desenvolver empregados com perfil profissional para suportar a excelência e o crescimento - cujas principais metas são:

  • 6.1) Acelerar o desenvolvimento das pessoas para enfrentar o aumento da concorrência no mercado e a necessidade futura de contratar para atender a demanda dos projetos de expansão;
  • 6.2) Fortalecer a retenção e o desenvolvimento posições-chave técnicas para garantir a excelência operacional;
  • 6.3) Remodelar o foco da gestão de clima organizacional, dando prioridade ao compromisso das pessoas, espírito empreendedor e disponibilidade;
  • 6.4) Garantir adequada política de remuneração;
  • 6.5) Manter o diálogo, melhorando continuamente o relacionamento com os sindicatos;
  • 6.6) Desenvolver continuamente o processo de comunicação com os empregados alcançando velocidade, simplicidade e transparência;
  • 6.7) Fortalecer a competência para lidar com as diversidades culturais;
  • 6.8) Continuar com o programa de qualificação de pessoas com deficiência para identificar os potenciais futuros de contratação.

A ArcelorMittal Tubarão mantém um ambiente de trabalho que valoriza a qualidade de vida e estimula o desenvolvimento profissional e humano como um de seus valores básicos; cada empregado é considerado elo fundamental na execução dos seus objetivos estratégicos.

Essa filosofia permitiu a formação de uma sólida cultura prevencionista na empresa.

É política da ArcelorMittal Tubarão estimular a prática de Gestão da Qualidade com efeitos sobre os padrões de melhorias dos processos e capacitação tecnológica.

Perfil de Recursos Humanos na ArcelorMittal Tubarão Mar/2010:
Empregados Próprios 4.456
Nº estagiários (admissões no ano) 361
Menores Aprendizes PROCAP (admissões no ano) 162
Nível de escolaridade:
% com Ensino Médio 64%
% com 3º Grau Nível Superior 24%
% com Pós-Graduação 12%
% de mulheres que trabalham na Empresa 8,50%
% de cargos de chefia ocupados por mulheres 4 %
Idade média dos colaboradores (anos) 37,81
Tempo Médio de Empresa (anos) 12,91
% de colaboradores acima de 50 anos 14%
Absenteísmo Total (dias perdidos sem férias e com afastados) 2,36%
Índice Freqüência acidente Trabalho (CPT) Próprio: 0,12%
Investimento: 1,59%
Terceiros: 0,98%
Homem Hora treinamento/ano 111,4%
% horas treinamento sobre Horas possíveis de Trabalho 5,37%

Você sabia?

  • Conforto no banco do carro - ArcelorMittal Tubarão

    Conforto no banco do carro

    Sob as almofadas de um banco de carro confortável, está uma estrutura complexa de aço e há uma boa chance de que ela seja produzida pela ArcelorMittal.

    Nosso aço também é utilizado, por exemplo, na alça que ajusta o banco, na trava que o impede de deslizar e nos trilhos onde o assento está montado.